Image may be NSFW.
Clik here to view.
Mesmo conhecendo os benefícios obtidos em uma academia, muitas pessoas não gostam de frequentar esse ambiente. Até mesmo com pessoas famosas, com belas silhuetas, como é o caso da linda Carolina Dieckmann, isso pode acontecer. Ela afirma odiar ambiente onde o culto ao corpo prevalece. Mas isso não pode servir de desculpa para não se exercitar, não é mesmo? Para encontrar algo que estimule você a se movimentar, trouxemos aqui algumas dicas. Porém, é preciso definir previamente os objetivos, e embarcar na atividade correta para alcançá-los.
Dança
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Calorias gastas em uma hora (média): de 230 a 430 kcal/hora.
Benefícios: perda de peso, principalmente nas danças que exigem maior trabalho aeróbico (rock, zouk, forró, salsa e samba de gafieira); enrijecimento e definição dos músculos das coxas, glúteos, panturrilhas e abdômen; melhoria da postura.
Dançar zouk, por exemplo, uma espécie de lambada caribenha ensinada nas escolas de dança de salão, é uma ótima maneira de perder peso: uma hora de requebrados e volteios e lá se vão 430 calorias, em média.
Caminhada (passo normal – estrada de asfalto)
Calorias gastas em uma hora (média): 280 kcal/hora.
Benefícios: melhora a circulação e a respiração, elevando a capacidade pulmonar; combate a osteoporose e aumenta a circulação; afasta a depressão, ampliando a sensação de plenitude e bem-estar; deixa o indivíduo mais atento; emagrece e equilibra o peso; atenua a ansiedade; protege contra derrames e infartos; aumenta a produção de insulina, o que é bom para quem tem diabetes.
Artes marciais
Calorias gastas em uma hora (média): de 500 a 600 kcal/hora.
Benefícios: define os músculos; firma abdômen, tríceps e glúteos; diminui a cintura; reduz medidas dos quadris; enrijece a parte posterior das coxas; define as panturrilhas e elimina gordura localizada.
Uma hora/aula de caratê, por exemplo, provoca numa mulher de 55 quilos a queima de 500 a 600 calorias. É uma boa opção para quem quer ter o corpo mais definido sem aumentar muito o tamanho dos músculos. Quem pratica essa modalidade esportiva com regularidade dificilmente terá de se preocupar em dar “tchauzinhos”, pois os tríceps são bastante explorados na hora de dar socos. Os treinamentos, dependendo da regularidade com que ocorrem, reduzem também a gordurinha que costuma se instalar sob os braços (aquela que gosta de saltar por cima do biquíni).
Hipismo
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Calorias gastas em uma hora (média): 220 kcal/hora.
Benefícios: torna a postura mais elegante; deixa as pernas firmes e definidas, especialmente a parte interna das coxas e as panturrilhas; trabalha a musculatura das costas; reduz medidas dos quadris; firma os glúteos.
O hipismo quase não queima calorias, mas, em compensação, trabalha músculos bem específicos, como a parte interna das coxas que, na academia, requer intenso trabalho de ginástica localizada. Para sustentar o corpo e comandar o cavalo, o praticante necessita pressionar a parte interna das coxas contra o corpo do animal, o que exige uma contração permanente do músculo. No trote elevado – o movimento que mais se faz em uma aula de equitação –, a sequência “senta-levanta”, que segue o ritmo do trote do animal, faz com que os glúteos fiquem se contraindo e relaxando constantemente, como em uma aula de ginástica localizada. Essa modalidade esportiva, além de trabalhar intensamente os glúteos, é indicada para ter uma postura mais elegante, pois força o tronco a ficar ereto e os ombros, voltados para trás. No hipismo, o abdômen fica permanentemente contraído para que o cavaleiro ou a amazona não percam o equilíbrio, esforço que ajuda a deixar os músculos durinhos.
Ioga
Calorias gastas em uma hora (média): 350 kcal/hora.
Benefícios: fortalece e define a musculatura dos braços (bíceps, tríceps e antebraços); retarda e minimiza a queda dos seios; firmar o abdômen; define a musculatura das costas; enrijece a parte frontal e posterior das coxas; corrige a postura.
A ioga tem linhas diferentes, que favorecem mais ou menos o trabalho físico. A ashtanga vinyasa ioga, modalidade moderna, é a que mais consome energia e fortalece os músculos. Um bom exemplo de resultados dessa prática é a musculatura de Madonna, cantora, saradíssima, adepta da ashtanga há anos. Nessa modalidade, as aulas costumam ter duração de duas horas, sem pausa. A maior parte do tempo é dedicada a repetições de sequências fixas, em que bíceps e tríceps são muito exigidos, assim como a musculatura do peito. Como resultado, a praticante de ioga garante braços firmes e boa sustentação das mamas.
Ciclismo
Calorias gastas em uma hora (média): 225 kcal/hora.
Benefícios: melhora a circulação e a respiração, elevando a capacidade pulmonar; combate a osteoporose e aumenta a circulação; afasta a depressão, ampliando a sensação de plenitude e bem-estar; deixa o indivíduo mais atento; emagrece e equilibra o peso; atenua a ansiedade; protege contra derrames e infartos; aumenta a produção de insulina, o que é bom para quem tem diabetes. É uma das atividades físicas mais completas que existe, pois estimula a movimentação de quase todo o corpo.
Corrida (no plano)
Calorias gastas em uma hora (média): 470 kcal/hora (1.610 km).
Benefícios: exercita a mente; melhora a respiração; fortalece o coração; acelera o metabolismo; fortalece a musculatura do abdômen, glúteos e pernas; desincha; melhora o sono; ajuda na produção de insulina; modela o corpo; eleva a autoestima.
Surf
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Calorias gastas em uma hora (média): 400 kcal/hora (1.610 km).
Benefícios: excelente exercício cardiovascular; trabalha todos os grupos musculares; desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora; é praticado em contato com a natureza, o que estimula o relaxamento. A prática é indicada para pessoas a partir dos cinco anos de idade, que saibam nadar e que tenham feito exames médicos para avaliar as condições físicas e cardiovasculares.
Natação (braçadas rápidas)
Calorias gastas em uma hora (média): 540 kcal/hora.
Benefícios: aumento da flexibilidade; melhoria do humor e da concentração; auxilia na perda de peso, devido ao aumento do metabolismo; corrige a postura; trabalha todos os grupamentos musculares.
Tênis
Calorias gastas em uma hora (média): 380 kcal/hora.
Benefícios: aumenta o metabolismo, favorecendo a queima de calorias e gorduras; aumenta o ganho de massa muscular; melhora a capacidade cardiovascular e respiratória; reduz riscos de ataques cardíacos e outras doenças vasculares; ajuda na prevenção da osteoporose; auxilia no bem-estar físico e mental, diminuindo a ansiedade, o estresse e a depressão. Além disso, é uma atividade intensa, que exige rápidos movimentos, melhorando a coordenação motora e os reflexos de quem a pratica. O melhor de tudo é que qualquer um pode praticá-la.
Canoagem (rafting)/ Remo
Calorias gastas em uma hora (média): 450 kcal/hora.
Benefícios: trabalha todos os músculos do corpo, desde as pernas até os membros inferiores, pois o corpo todo se movimenta num mesmo ritmo. O esforço físico depende do nível do rio. Quanto mais corredeiras, mais esforço. Quem quiser praticar de verdade deve começar pelo nível mais fácil, para evitar lesões e acidentes. O esporte pode causar lesões nos joelhos, braços, tornozelos e ombros, já que cair na água é o grande risco para os praticantes. Com a queda, a pessoa poderá ser puxada pela corredeira.
Clique aqui e veja a calculadora que indica o gasto calórico de outras atividades físicas. Neste site você encontra também o valor calórico de alguns alimentos.
Se você faz algo de que gosta, tem mais chance de manter a prática. Portanto, invista em alguma atividade que lhe dê prazer, acima de tudo!
Acompanhe a Yasmin Lingerie nas redes sociais: Facebook :: Twitter :: Pinterest.
Conheça também a loja virtual da Yasmin Lingerie.